LONDRES (Reuters Life!) - A polícia escocesa não tinha dúvidas na década de 1930 sobre a existência do monstro do Lago Ness, e chegou mesmo a desenvolver um plano para protegê-lo de caçadores.
Uma carta assinada em agosto de 1938 pelo chefe de polícia do condado de Inverness, William Fraser, que foi divulgada pelos arquivos Nacionais da Escócia, mostra que a polícia queria transmitir à população a ideia de que proteger o "Nessie" era "desejável", pois acreditava que só assim o animal mítico estaria a salvo.
Fraser chegou a acusar dois londrinos -- Peter Kent e Marion Stirling -- de estarem preparando uma caçada ao monstro, e disse que Kent relatara à polícia local que possuía um arpão feito especialmente para abatê-lo.
"Que há alguma estranha criatura no Lago Ness parece agora além de qualquer dúvida, mas que a polícia tenha qualquer poder para protegê-la é muito duvidoso", escreveu Fraser ao Departamento Escocês da Subsecretaria de Estado.
O policial disse que Kent foi alertado sobre a conveniência de deixar o monstro em paz. "Mas se meu alerta terá o efeito desejado ou não é algo que está por ser visto", acrescentou.
(Reportagem de Paul Casciato)